Notícias

Brasileiro quer incentivo para poupar mais

Independente do tipo de investimento, se é fundo de investimento, previdência ou poupança, o fato é que o brasileiro não tem o hábito de poupar.

Fonte: Valor EconômicoTags: poupança

Independente do tipo de investimento, se é fundo de investimento, previdência ou poupança, o fato é que o brasileiro não tem o hábito de poupar. A edição deste ano da pesquisa global do HSBC "O futuro da Aposentadoria", que no Brasil entrevistou mil pessoas, mostra que só 6% dizem estar bem preparados para a aposentadoria. Os outros 94% não têm ideia de como será sua renda nesse período. A pesquisa mostrou ainda que 44% dos brasileiros disseram nunca ter tido orientação financeira.

Na visão do presidente da HSBC Seguros e Previdência, Fernando Moreira, os números são preocupantes, mas revelam uma oportunidade e tanto de trabalho para as empresas do setor de previdência e até para o governo. Tanto é que 40% dos dos brasileiros entrevistados se sentiriam mais encorajados a fazer poupança privada se o governo oferecesse mais benefícios fiscais. Uma das alternativas, segundo o executivo, poderia ser aumentar o limite, atualmente em 12%, para dedução das contribuições da base de cálculo de IR.

Para as seguradoras, o grande trabalho está na área educacional. "As empresas precisam sair do ciclo de venda de produtos e pensar mais na educação financeira", disse Moreira. (AB)